3.11.2010

O QUE REALMENTE IMPORTA


Há muito poucas coisas na vida que realmente importam. E saber reconhecê-las é prova de sabedoria. Por isso eu creio que não seja possível saber o exato valor das coisas enquanto a alma não for banhada pela luz que vem do Alto. Ou seja, se o Eterno não tocar profundamente o nosso coração, e não mudar os nossos olhos, teremos uma existência marcada por constantes erros de valores.

A ausência de Deus na vida do homem o impulsiona a gastar-se por “nada”, a lutar por “coisa nenhuma” e a se enriquecer com “contas de vidro”. É famosa a história do desbravador Fernão Dias que no século XVII se embrenhou pelo interior obcecado pela beleza das esmeraldas e morreu apertando entre às mãos um punhado de pedras verdes, que imaginava serem aquelas, quando na verdade tratava-se de um mineral sem grande valor.

Há muita gente com os olhos vidrados correndo atrás do vento, correndo atrás de prestígio, de reconhecimento, agarrados às coisas que imaginam serem preciosidades, e de repente os anos passam, a vida é perdida, e o prazer se esvai entre os dedos....

Conta-se que um milionário texano encontrou uma freira no Pacífico cuidando de leprosos, e lhe falou: -“Irmã, eu não faria isso por dinheiro nenhum do mundo”. E ela respondeu: -“Eu também não meu filho, eu também não”. Ela possuía a paz e a serenidade de alguém que descobriu o que realmente importava.

Não saber o que de fato importa na vida é perder-se em frivolidades, em sensibilidades, é se machucar por nada. Uma jovem médica infectologista foi trabalhar com pacientes terminais contaminados com o HIV. Questionada sobre o que isso mudou em sua vida, ela disse: -“Aprendi a me alegrar com as pequenas coisas... e perdi a paciência de lidar com pessoas que reclamam de tudo na vida”. Assim como ela também acabou minha paciência em lidar com cristãos mimados presos à futilidades.

Valorizar as pequenas coisas... não foi isso justamente o que Jesus veio nos ensinar? Ao homem que queria construir celeiros para armazenar sua produção, e passar o resto de seus dias comendo, bebendo e regalando-se, Ele chama de “louco” (Lc 12.20). Também é pedagógico o texto em que um jovem rico se aproxima do Mestre e pergunta o que precisa fazer para herdar a vida eterna. Jesus, olhando para ele, o amou e lhe propôs: “Uma coisa ainda te falta: vai vende tudo o que tens e dá aos pobres” (Mc 10.21). O jovem, sem dizer palavra, retirou-se dali triste, pois possuía muitas propriedades.

Que fique claro: o problema não está em possuir bens ou dinheiro, mas Jesus conhecia aquele coração e queria mostrar-lhe que o seu apego aos bens materiais deturpava-lhe a visão correta da vida, e por isso pediu a ele uma renúncia. Aquele jovem precisava resolver essa questão existencial. O mesmo vale para nós: o que precisamos renunciar?

“Marta, Marta, andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário, ou mesmo uma só coisa...” (Lc 10.42).

Somos as “Martas” de hoje que correm, se fatigam, vivem ansiosas, necessitam de remédios para dormir – pois não conseguem se “desligar”.... Somos as Martas que transformaram a simplicidade da vida em uma busca sôfrega de “mais e mais”, aliados a uma preocupação excessiva com tudo que se refere ao amanhã.

Em sociedades competitivas como o Japão as crianças são incentivadas desde cedo a se destacarem. E a escola deixou de ser lugar de aprender, mas de competir. Tragicamente isso tem provocado as maiores taxas do mundo em suicídio infantil.

Edwin Aldrin foi o segundo astronauta a pisar no solo lunar, logo após Neil Armostrong. Ao retornar, a pergunta que ouviu de seu pai foi: “Por que você não foi o primeiro?”. Depois disso sofreu de depressão e alcoolismo por dezoito anos.

Creio que todos concordamos que não há maior prazer que “comer, beber e gozar do fruto do trabalho”, como ensina Eclesiastes. Mas o homem simples de fé reconhece que tudo isso “vem da mão de Deus, e separado Dele ninguém pode se alegrar verdadeiramente”. Ou seja, separado de Deus tudo perde o seu valor.

O Evangelho nos remete a uma nova forma de viver. Lançar um novo olhar é fundamental para a compreensão do exato valor das coisas. Para o Evangelho, o mais importante não é ser o primeiro, nem ter o melhor salário, ou obter maior reconhecimento....

Peça para o Pai lhe mostrar o que realmente é fundamental em sua vida. Você vai ficar surpreso ao descobrir que se trata de coisas simples às quais, quem sabe, nunca se importou de verdade.

Poucas coisas são necessárias para uma existência feliz. Espero que você faça as melhores escolhas.

(Pr. Daniel Rocha)

10 comentários:

  1. Se desgastar sob a vontade de Deus e na simplicidade das coisa, nos da a compreenssaão do que de fato agrada a Deus. Sou feliz com Jesus....

    ResponderExcluir
  2. estarei orando p que o Pai me mostre "O QUE REALMENTE É FUNDAMENTAL NA MINHA VIDA".
    que o Senhor te abençõe e te guarde.....

    ResponderExcluir
  3. PARABENS FLAVIA!!!As mens q envia são edificantes e amo compartilhar c os amigos.DEUS continue te abençoando e te usando....MARAVILHOSO!!!!

    ResponderExcluir
  4. CONTINUEM ESPALHANDO SEMENTES QUE É A PALAVRA ELA POR SI SÓ É PODER E DIVINA!!!

    ResponderExcluir
  5. AMADA...AMO SUAS MENSAGENS!!!!
    ELAS edificam a alma e por isso as envio sempre q posso aos meus amigos.
    Que em 2012 vc esteja presente na minha vida e de tds q a amam tmb...
    A PAZ DE CRISTO P VC E SUA FAMILIA E UM ANO ABENÇOADO.

    ResponderExcluir
  6. mara deixo aqui minhas palavras de muito agradecimentos, e peço ao senhor que te proteja e cuide sempre de voce e de teu ministerio, vc é uma benção, obrigado pelas orações, atenção mensagens que cai como uma luva nos dias mais agitados de minha vida ou ( muita gente ) amo vc, e sei que não age sozinha, seria uma injustiça não agrdecer tua equipe, beijos, 2012 mais um desafio para todos nós, mas Deus é o dono dele, e precisamos acredotar que seremos vencedores um ajudando outro,muitos beijos benção!!!!

    ResponderExcluir
  7. silverioivani@hotmail.comquinta-feira, 12 janeiro, 2012

    ei esqueci de deixar meu nome: ivani silverio, beijos a todos que apoia o trabalho da flavinha, ate mais irmãos orem por mim, estarei orando por todos vcs

    ResponderExcluir
  8. maravilhosa essa mensagens de inspiração para nossas vidas

    ResponderExcluir
  9. QUE BLOG ABENÇOADO QUE DEUS TE ABENÇOE MINHA AMIGA... CONTINUE COM ESTA BENÇÃO...

    ResponderExcluir
  10. Flavinha querida, parabéns pelos 10 anos de uma vida frutífera.Acompanho suas postagens há algum tempo, e, sempre sou abençoada. Que Deus continue com Suas Mãos estendidas sobre sua vida por mais 10, 20 anos ou até a volta do nosso Senhor Jesus naquele grande dia! Obrigada! PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita e seu comentário! Obrigada!

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...